Visita de Monitoria à Cooperativa de Desenvolvimento das Mulheres de Sanga
No dia 9 de Abril de 2025, na comunidade de Miala, distrito de Sanga, a Fundação MASC realizou uma visita de monitoria à Cooperativa de Desenvolvimento das Mulheres de Sanga, com a participação de 28 associadas. O objectivo foi avaliar a sustentabilidade da cooperativa, com enfoque no fortalecimento da produção agropecuária, segurança alimentar e autonomia económica das mulheres.
O grupo de mulheres associadas, que actualmente cultiva milho, amendoim, mandioca e batata-doce, propôs diversificar a produção através da criação de uma horta comunitária, com cultivos como repolho, alface, tomate, couve, cebola, batata-reno, pimentoas, feijão, ervilha e alho, e a criação de animais , incluindo frangos, cabritos, perus, patos, pombos, galinhas e ovelhas de modo a contribuir para a nutrição e economia local.
Para o dia 12 de Abril, está prevista a preparação do terreno para a horta e a delimitação do espaço produtivo, visando optimizar o cultivo e o manejo sustentável, promovendo a cooperação e autossuficiência do grupo de mulheres associadas.
