By Published On: Abril 2, 2025Categories: Notícias

Mulheres do Grupo de Poupança (GP) FASSANI em Cóbue avançam nos seus negócios com apoio da Fundação MASC

No dia 18 de Março de 2025, No âmbito do projecto Building Women’s Resilience in Mozambique, financiado pelo Conflict, Stability and Security Fund (CSSF), implementado pela Fundação MASC, realizou-se a segunda ronda de monitoria ao GP FASSANI, na comunidade de Cango, Posto Administrativo de Cóbue, distrito do Lago. Este acompanhamento teve como objectivo avaliar o progresso das actividades comerciais iniciadas pelas beneficiárias, que já demonstram resultados positivos no desenvolvimento dos seus negócios.

As 10 mulheres do GP FASSANI, financiadas para iniciar os seus negócios, mostraram avanços significativos nesta segunda monitoria. Todas arrancaram com sucesso as suas actividades comerciais, que incluem a venda de produtos como tomate, combustível, feijão e artigos diversos, alguns adquiridos no vizinho Malawi. Apesar de desafios iniciais, como custos de transporte e conservação, as beneficiárias adaptaram-se, obtendo lucros iniciais e consolidando o fortalecimento económico na comunidade. Este progresso reflecte o impacto positivo do apoio recebido, com as mulheres agora a gerir negócios viáveis e a planear os próximos passos.

Esta monitoria evidenciou o sucesso inicial das mulheres do GP FASSANI no âmbito do projecto CSSF, marcando um passo importante rumo à sua autonomia económica. A Fundação MASC reafirma o seu compromisso em promover o desenvolvimento económico e a resiliência comunitária em Cóbue.

Compartilhe esta história, escolha sua plataforma!